quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ICDE realiza mais uma macro-oficina em Porto Alegre

O ICDE realizou no dia 08/10 mais uma macro-oficina em Porto Alegre, dentro do projeto Escolegal, envolvendo 30 professores e representantes de escolas, que foram convidados a assistir uma palestra do presidente do Instituto, Rodrigo Lagreca, sobre a metodologia do projeto, seguida de um debate envolvendo temas cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, como Pirataria, Corrupção e Bullying.

“É difícil mensurar essas questões, porque passam pela formação cultural do indivíduo. O cidadão se acostuma com o conceito de que corrupção é uma coisa normal, e não tem força para fazer valer a voz dele. Não podemos deixar prevalecer a voz da corrupção”, afirma Ivan Jadovski, Coordenador do Núcleo de Ações de Prevenção da Controladoria Geral da União.

Para o professor de História Silvio Luiz da Silveira, que também é diretor de uma escola municipal de Porto Alegre, o evento do ICDE sensibilizou para temas que são importantes de serem trabalhados no dia a dia. “Esse tipo de encontro nos enriquece e atualiza com informações e estimula os professores a debater esses assuntos, assim como a melhor forma de apresentá-los aos alunos.”

Na opinião de Rodrigo Lagreca, presidente do ICDE, só a predisposição dos professores em ouvir é um passo muito importante na conscientização. “Nesta macro-oficina abordamos cinco importantes temas: consumo de produtos piratas; corrupção, com ênfase em pequenos desvios de atitude; valores, incluindo o bullying; direitos e deveres dos consumidores e as conseqüências que trazem para os alunos, que são os futuros cidadãos do Brasil”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário